TOCHA OLIMPICA FALTAM 125 DIAS PARA PASSAGEM DO SIMBOLO EM LAGUNA



[Tocha olímpica] Faltam 125 dias para a passagem do símbolo em Laguna
Maior símbolo das Olimpíadas passará por Laguna no próximo dia 10 de julho
Laguna entrará mais uma vez para a história do Brasil. Em 2016, a cidade completa 340 anos. Um grande presente aos lagunenses e lagunistas será a passagem da Tocha Olímpica no próximo dia 10 de julho - faça chuva, sol, frio ou calor. Faltam 125 dias. A contagem regressiva inicia com o entusiamo dos organizadores do evento no município. Boa parte dos profissionais que trabalham para que tudo esteja dentro do cronograma é das secretarias de Turismo, Lazer e Comunicação, e Educação e Esportes. Várias ruas devem ser enfeitadas algumas semanas antes da passagem do símbolo, que marcará as proximidades das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Guardas municipais, policiais militares, agentes da Polícia Federal e da Força Nacional atuarão na segurança na Terra de Anita Garibaldi durante o trajeto.
O público poderá acompanhar de perto a tocha. Esta deverá ser a única oportunidade de poder ver a chama nesta geração em solo canarinho. O fogo olímpico chega ao Brasil no dia 3 de maio, com sua jornada iniciando na capital Brasília. Percorrerá milhares de quilômetros até o dia 5 de agosto, quando ficará até o fim dos jogos no Rio de Janeiro, no Estádio do Maracanã. Em todo o país, 329 cidades fazem parte da lista deste revezamento da tocha.
Em Laguna, o símbolo passará em um domingo, entre 9h54min e 10h30min, com nove condutores, a partir da Udesc, pelas ruas Coronel Fernandes Martins, Arcângelo Bianchini, Anita Garibaldi, Colombo Machado Salles, Jerônimo Coelho, Santo Antônio, Pinto Bandeira e Raulino Horn. No sul do Estado, além da Cidade Juliana, o fogo será apresentado em Tubarão, Criciúma, Araranguá e Sombrio.
Design da Tocha Olímpica
Seu desenho apresenta elementos e cores que representam o Brasil, ilustra o céu, as montanhas, o mar e o calçadão de Copacabana. Ela foi produzida com alumínio reciclado e resina. Com acabamento acetinado, pesa entre um e 1,5kg. Terá um mecanismo que faz aumentar de tamanho quando acesa, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm quando aberta. Do dia 21 de abril, quando a tocha for acesa, na Grécia, até a abertura dos jogos, no Rio, 12 mil pessoas a conduzirão e cada uma delas percorrerá cerca de 200 metros.
Curiosidade
Amsterdã, 1928, foi a primeira edição dos Jogos na Era Moderna a ter uma pira Olímpica acesa em um dos seus estádios. Já o revezamento da tocha foi realizado pela primeira vez em Berlim no ano de 1936 - com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada até a capital alemã -, mas foi em Londres, em 1948, que a celebração recebeu do Movimento Olímpico o reconhecimento por sua valorização de tradições da Grécia Antiga. Corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a deuses, e o primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida obtinha a honra de acender o fogo em sua homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.