CONCIENTIZAÇÃO DO AEDES AEGYPTI NAS ESCOLAS

[Saúde] Conscientização contra Aedes Aegypti nas escolas
Na última sexta-feira, a equipe do Programa de Combate à Dengue de Laguna, acompanhados de profissionais da Marinha, realizaram uma palestra aos alunos da rede estadual, no Colégio Ceal, sobre o combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Além de informações sobre o mosquito e como combatê-lo, os estudantes também puderam conhecê-lo de perto, através de um aparelho microscópio.
Saiba mais sobre a campanha de combate ao aedes aegypti:
Após uma semana de visitas diárias a pontos comerciais e residenciais dos bairros Vila Vitória, Progresso e Barbacena, em Laguna, durante a Campanha de combate à proliferação do Aedes Aegypti, não foram encontrados focos do mosquito, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Marcos Aurélio, Vila Vitória foi considerado o bairro mais crítico, com maior acúmulo de lixo, entulhos e com focos de larvas de outros mosquitos. “Quando o proprietário é notificado, no geral, ele tem 15 dias para se regularizar. Caso isso não aconteça, encaminhamos o caso para a vigilância sanitária ou departamento de serviços públicos, ficando sujeito a multas.”, disse.
Esse ano a cidade ainda não registrou nenhum foco do mosquito aedes aegypti em Laguna, mas todo cuidado é pouco, pois no ano passado foram encontradas larvas no mês de junho, no bairro Esperança. “Foi uma situação atípica, pois no inverno é muito difícil isso acontecer. Por isso o cuidado deve ser feito durante o ano todo”, afirma Aurélio.
Agora a equipe do programa, formada por seis agentes de endemias com ajuda de outras dez agentes comunitárias, continua no trabalho de inspeção em 163 armadilhas espalhadas pela cidade e outros 30 pontos estratégicos, entre eles borracharias, cemitérios, ferro velho e materiais de construção.
Em casos de denúncias entre em contato pelo Disk Dengue, no telefone: 8847-9211.
Saiba mais sobre a campanha:
A terceira etapa da Campanha Nacional de Combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, contou com cerca de 65 profissionais da prefeitura e da Marinha, em Laguna.
No ano passado, a Terra de Anita Garibaldi registrou três casos de suspeita de Dengue ou Zika Vírus, dois deram resultados negativos, mas um apontou que um paciente de Laguna havia contraído Zika na região Nordeste. Foi tratado e passa bem.
Na operação deflagrada nesta segunda - e que prossegue até a próxima sexta-feira (19) -, foram localizadas muitas larvas, porém, todas de outras espécies de mosquito. Todas as escolas das redes municipal, estadual e particular serão visitadas. Essas ações educativas servem para conscientizar o cidadão sobre o perigo potencial deste inseto. “É preciso um trabalho conjunto, principalmente por parte da sociedade, para que evitemos jogar lixo, pneus ou restos de materiais de construção na rua ou terrenos baldios. Esses tipos de objetos são propícios criadouros”, alerta o coordenador do Programa de Combate à Dengue (PCD) em Laguna, Marco Aurélio da Silva Souza.
Equipes das secretarias de Saúde, de Obras e da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) atuam em apoio aos profissionais do PCD. No último sábado, um árduo trabalho de prevenção e orientação do público foi realizado. Mais de três mil panfletos e cartazes foram distribuídos e afixados em locais de alta circulação. Todo o lixo recolhido, entre pneus, restos de materiais de construções, latas, plásticos e garrafas, será encaminhado para a reciclagem ou um aterro sanitário. O capitão-de-corveta da Delegacia da Marinha de Laguna, Marcos Maia dos Santos, explica que esta operação é um esforço conjunto dos ministérios da Defesa e da Saúde, além, claro, das equipes das prefeituras. “É importante que o cidadão receba os militares de maneira tranquila. Estamos aqui para ajudar. É uma grave questão de saúde pública. Nosso papel é vencer esta guerra”, define.
Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti
• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
• Mantenha lixeiras tampadas;
• Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
• Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
• Trate a água da piscina com o cloro e limpe uma vez por semana;
• Mantenha ralos fechados e desentupidos;
• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
• Retire a água acumulada em lajes;
• Dê descarga, no mínimo, uma vez por semana em banheiros pouco usados;
• Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
• Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
• Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde de Laguna;

• Caso apresente sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika vírus, procure uma unidade de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.