CASA DA DINDINHA DO RIBEIRÃO PEQUENO LEVA TROFÉL AÇORIANIDADE


O esforço para pesquisar, preservar e divulgar a cultura açoriana em Santa Catarina foi reconhecido através do Troféu Açorianidade, entregue na última sexta-feira, para personalidades, entidades e gestores públicos, em Içara, no Sul do Estado.
Para o grupo folclórico Casa da Dindinha, de Laguna, a batalha para cativar crianças, adolescente e jovens a manter acesa a tradição açoriana foi valorizada pelo troféu Ilha Terceira. “O prêmio coroa todo o esforço”, assegurou o coordenador, Laércio Vitorino de Jesus. Estudante de Engenharia de Pesca, Ana Lúcia Paz Cardozo, deixa o cansaço de lado após o trabalho e as aulas e não perde nenhum ensaio. “Praticamente cresci dentro do grupo, esse reconhecimento é um incentivo muito importante para todos”, ponderou, ao lado da mãe Maria das Dores Paz, que também integra a equipe.
Criada em 1996, a distinção reverencia todos os anos 10 personalidades, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O último troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana. 
Os nomes dos homenageados são indicados e aprovados por votação pelo Conselho Deliberativo do NEA, integrado por 65 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) com sede no litoral de Santa Catarina que têm a preocupação de preservar os traços da cultura açoriana.
A entrega dos troféus integra os preparativos do 20º Açor - A Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que acontecerá em Içara, no sul do Estado, em novembro. 
Estandes, gastronomia, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros fazem do Açor a maior e mais diversificada festa da cultura açoriana no País. 
A entrada é gratuita e aberta ao público. Laguna irá participar através da Fundação Lagunense de Cultura e a Casa da Dindinha.
Fonte: Jornal Notícias do Dia 
 

Imagens da matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.