TENDA DO SABER LEVA LITERATURA AS COMUNIDADES


 Princesas, sapos, príncipes e bruxas malvadas. Esse é o universo que Maria Clara Henrique dos Santos mergulha em seus livros favoritos. Com apenas oito anos, a aluna da Escola de Educação Básica Francisco Zeferino Vieira, da Ponta da Barra, é fascinada pelo universo das letras. Clara e outras crianças terão contato direto com a literatura através da Tenda do Saber, espaço inaugurado pela secretaria de Educação nesta manhã (29), em frente ao Mercado Público. O projeto irá percorrer escolas e centros de educação infantil do município.
Livros infantis e juvenis, brinquedoteca, babydoteca, oficina de escultura com balões, pintura no rosto e contação de história fazem parte da tenda. Segundo o prefeito Everaldo dos Santos, a iniciativa é crucial para o desenvolvimento dos pequenos. “Muitos estudantes, por morarem em bairros longe do centro da cidade, não têm a oportunidade de participar de projetos como esse, entretanto, a iniciativa vai levar a cultura para todas as comunidades lagunenses”, afirma.
De acordo o secretário de Educação e Esporte, Luiz Fernando Schiefler Lopes, o conhecimento deve ser distribuído. “Sabemos o quanto a educação é importante para o desenvolvimento de um município. Através desse projeto, vamos cultivar a literatura”, assegura.
Chapeuzinho Vermelho
O Centro de Ensino Padre Agostinho, localizado no bairro Progresso, realizou o teatro da história Chapeuzinho Vermelho.  Crianças de 3 a 4 anos interpretaram seus personagens através de coreografias e encenações. 
Para a professora Suzete Matos, o processo de evolução dos pequenos é desenvolvido lado a lado com a literatura. “A interpretação mostra o quanto eles evoluíram. Participar da história os incentiva a gostar da literatura”, ressalta.
Contação de Histórias
Thiago Santiago é contador de histórias há oito anos. Nesta manhã (29) a história escolhida para levar aos presentes foi “A Festa do Céu”. Segundo Santiago, contos como esse incentivam a criança a respeitar e aprender a viver em grupo. “O objetivo do contador de histórias é incentivar as crianças a procurarem essas aventuras nos livros. Parte da ideia de abrir o caminho da leitura”, explica.
Para a diretora do Centro de Educação Pica-Pau Amarelo, Ana Claudia Henrique Bernardo, da comunidade do Farol de Santa Marta, levar as crianças a eventos como esse auxilia na integração social. “Por morarem longe do centro da cidade, os pequenos tem pouco contato com outras crianças. Participar de eventos culturais fora do ambiente em que vivem favorecem novas relações entre os alunos”. 
Tenda do Saber itinerante nas comunidades
Nos próximos dias será disponibilizado o cronograma referente à visita da tenda nas escolas e centros de educação do município. O objetivo é incentivar o gosto pelos livros. 
 

Imagens da matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.