A
Polícia Rodoviária Federal liberou hoje (16), às 17h, o tráfego na
Ponte Anita Garibaldi. O momento histórico marca o fim das filas e
engarrafamentos na BR-101 Sul. A obra, realizada em três anos, foi
inaugurada nesta quarta-feira (15) pela presidente Dilma Roussef.
Moradores,
curiosos, visitantes e autoridades estavam presentes durante a abertura
das pistas. O prefeito Everaldo dos Santos estava no local e sinalizou a
importância deste momento para o desenvolvimento da região. “Laguna e
todo o sul do país serão beneficiados com esta ponte”, disse.
Ponte Anita Garibaldi
A
estrutura de Laguna é a maior ponte estaiada (suspensa por cabos) em
curva do Brasil, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT). São 2.830 metros de comprimento. O vão central tem
400 metros e é suspenso por cabos de aço presos em dois mastros (cada
mastro com 63 metros de altura). A largura total é de 25,3 metros, com
pista dupla nos dois sentidos e acostamento. Foram investidos cerca de
R$ 775 milhões na obra por meio do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC), do governo federal.
A
ponte, que começou a ser construída em junho de 2012, é uma das
principais reivindicações de moradores e motoristas e irá solucionar o
problema do trânsito em um dos piores pontos da BR-101 em Santa
Catarina. A rodovia, recentemente duplicada, apresentava tráfego lento
com afunilamento porque a travessia neste trecho era feita em pista
simples, insuficiente para suportar o tráfego de cerca de 25 mil
veículos por dia, e que, no verão, pode chegar em até 40 mil veículos
diários.
Para
a execução do projeto, foi formado o consórcio integrado pelas empresas
Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase. No auge da obra, 1,8 mil
trabalhadores estiveram envolvidos. Foram utilizadas 20 mil toneladas de
aço, 100 mil m³ de concreto e 251,5 mil m² de forma.
A
ponte foi construída sobre o Canal Laranjeiras – Lagoas de Imaruí e
Santo Antônio dos Anjos. Com tecnologias inovadoras, a logística foi
planejada com um rigoroso controle da operação de forma a minimizar o
impacto sobre a fauna, flora, o patrimônio arqueológico e os recursos
hídricos da região.
Para
o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, a cidade passa a contar
também com um novo cartão-postal. Ele acredita, ainda, em um incremento
na economia local, com atração de novas empresas, maior procura por
imóveis na cidade e reflexos positivos para setores como comércio e
serviços.
A
iluminação da Ponte Anita Garibaldi foi pensada de modo a gerar o menor
custo de energia e valorizar a dimensão da obra. Foram instalados
postes metálicos com luminárias de tecnologia LED, sistema que permite
maior eficiência energética e economia. Além da iluminação das pistas, a
cargo do consórcio Sadenco/Quantum, foram colocadas luminárias
especiais no trecho estaiado, com iluminação decorativa nas torres de
sustentação e estais. A ponte será liberada para o trânsito após
retirada a estrutura montada para a cerimônia desta quarta.
Na
região, ainda está sendo entregue o túnel do Morro do Formigão, em
Tubarão, que também integra a duplicação do trecho Sul da BR-101. São
900 metros de extensão. A obra começou em 2013 e foi executada pelo
Consórcio JDantas/Novatecna, no valor de R$ 65,2 milhões, com recursos
do PAC. O túnel será liberado ao tráfego em um dos sentidos (norte/sul)
até que a nova ponte sobre o Rio Tubarão esteja concluída. Segundo o
DNIT, o prazo para a conclusão da ponte é dezembro deste ano, eliminado o
último gargalo da duplicação da BR-101 Sul.
Fonte/complemento do texto: Governo do Estado
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