MUTIRÃO DE LIMPEZA NA PRAIA DA GALHETA EM LAGUNA

Foi realizado pela Associação de Surf das Praias da Galheta o terceiro mutirão de limpeza na orla da praia da Galheta, em Laguna. A ação contemplou a praia norte, a praia sul e a "Prainha".
A ação faz parte do Projeto Praia Limpa, uma proposta de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na comunidade da Galheta, que prevê a implantação da a coleta seletiva, reciclagem do óleo de cozinha, EPI´s para o catador, aumento do rendimento do catador através da reciclagem, readequação do "lixão" (depósito) da entrada da praia, eliminação dos focos de entulhos, educação ambiental, produção de material gráfico educativo, dentre outros benefícios.
Todos os colaboradores atuaram de forma voluntária e uniformizados com a camiseta do projeto. Um "arrastão" de pessoas vestidas de verde "varreram" grande parte dos resíduos da orla. 
Os resíduos mais encontrados foram: garrafas pet, tampas de garrafas, sacolas plásticas, equipamentos/materiais de pesca, latinhas, potes e filtros de óleo, pneu e um colchão. Conforme relato de alguns participantes, a quantidade coletada foi superior à quantidade das outras edições do mutirão.
Na prainha foram encontrados restos de redes de pesca, roupas de pesca, pote de óleo de motor de embarcação, filtros de óleo e outros resíduos oriundos da atividade pesqueira foram encontrados espalhados por toda a praia. Esta questão será inserida no plano, com a proposta de uma parceria entre os pescadores locais e a associação de surf, contemplando educação ambiental e adequações para facilitar o manejo e o gerenciamento dos resíduos.
No início deste ano a Associação ainda visa reduzir a quantidade de entulhos provenientes da construção civil que está depositado entre as dunas, principalmente na entrada da praia. 
Fonte: site Guru das Ondas
[Meio Ambiente] Mutirão de limpeza na Praia da Galheta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.