MULHERES CARIOCAS DE ATE 79 ANOS SÃO FOTOGRAFADAS NUAS PARA CALENDÁRIO

RIO — A carreira de modelo da advogada Jeanette Polmon começou por acaso, há dez anos. Abalada com o tratamento à base de radioterapia, após a descoberta de um câncer de mama, ela se sentia desanimada. Até que, numa visita ao brechó da socialite Kelly Guerreira, viu-se incentivada a investir na nova profissão.

— Ela me dizia para não me deixar abater, que eu era bonita e que deveria fazer um curso com o Eduardo Araúju (professor de um curso de modelos da terceira idade). Anotou meu contato e passou para a equipe dele. Fui chamada para assistir a uma aula, sem compromisso, e não saí mais — lembra a modelo, na época com 59 anos.
Em 2005, Jeanette ficou em segundo lugar no concurso de Miss Maturidade. Cinco anos depois, conquistou o prêmio de Rainha Oficial do Estado. Hoje, aos 69 anos, é modelo de foto e passarela.
— Não esperava ser chamada para desfilar na minha idade — assume.
Entre os trabalhos que já fez, um dos de maior destaque é o ensaio fotográfico Senhoras do Calendário, só com modelos com mais de 40 anos, publicado anualmente. Na edição de 2015, a caçula do grupo tem 55 anos.

Foi preciso chegar à nona edição do Senhoras do Calendário para que 14 mulheres se dispusessem a posar nuas como no filme “Garotas do calendário”, de Nigel Cole, que inspirou a criação do trabalho do professor Eduardo Araúju.
— Comecei a dar aulas no segmento da maturidade em 1991. Vi o filme e me inspirei. É um projeto sem patrocínio, em que nós nos doamos e no qual investimos, sempre com intuito de ajudar alguém — diz Araúju.
Convencer as modelos a posarem nuas foi um processo demorado. Muitas queriam participar, mas tinham receio da opinião da família, como Dayse Brasil.

Tem sempre uma preocupação. Só contei para o meu marido depois de fazer as fotos, mesmo tendo de certeza que me apoiaria. E ele adorou — conta Dayse, de 60 anos.
Ana Lelis faz as aulas desde o início, e participa do calendário pela oitava vez. Ela conta que um dos netos foi que mais comentaramsobre o ensaio. Já uma amiga ficou receosa em relação à repercussão:
— Meu neto de 6 anos colocou o calendário em cima do computador. Quando falei com uma amiga, ela me perguntou se eu tinha pedido autorização para meu marido e meus filhos. Respondi que nem pensar

O ensaio fotográfico tem um tema diferente a cada ano. As modelos já estiveram no Complexo do Alemão, homenagearam Vinícius de Moraes e praticaram esportes radicais. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) foi um dos beneficiados pela iniciativa e teve uma ala reformada.
Este ano, o grupo auxilia o projeto Circulando, da Secretaria de Desenvolvimento Social, que atende moradores de rua. Devido às características da parceria com a prefeitura, o calendário não será vendido.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.