PONTE DE LAGUNA, TRECHO NORTE TEM CONCRETAGEM FINALIZADA


[Ponte de Laguna] Trecho norte tem concretagem finalizada
O consórcio Ponte de Laguna, contratado pelo DNIT para construção da travessia sobre o Canal de Laranjeiras, na BR-101 Sul catarinense, finaliza os trabalhos de aplicação do concreto usinado sobre a plataforma de pistas do trecho corrente Norte. Do primeiro ao trigésimo terceiro vão, a instalação de aduelas e cantoneiras (mãos francesas) foi finalizada, permitindo que o concreto molde as futuras pistas da rodovia federal, sobre o leito da lagoa Santo Antônio dos Anjos.
É possível o trânsito de veículos e pedestres, do bairro Cabeçuda, ao trecho estaiado, sendo permitido somente para trabalhadores envolvidos no empreendimento e pessoas autorizadas pelo consórcio. Nesse segmento, o tabuleiro recebeu todas as aplicações de concreto para ligar o espaço entre pilares. Resta a concretagem dos guarda corpos – na lateral das pistas, e também das proteções centrais, para divisão das faixas de rolagem. A meta do consórcio é finalizar as proteções laterais até o final de outubro e iniciar a aplicação asfáltica já no mês de novembro.  
Do total de 97 mil metros cúbicos de concreto que serão usados para construção da travessia, cerca de 85% já foram consumidos, ou seja, 82.450 m3. O concreto já utilizado para construir pilares, mãos francesas, pré lajes, pistas e os dois mastros da ponte ocupariam 33 piscinas olímpicas, 10.994 caminhões betoneiras ou 4,1 milhões de garrafas PET de refrigerante (dois litros). Também serão usadas 93 mil toneladas de aço, ou o mesmo peso de 95.876 veículos populares de pequeno porte.
Os trabalhos seguem, em ritmo acelerado, na construção dos dois mastros estaiado, com instalação das aduelas nesse trecho.  
Aduelas foram finalizadas no trecho Sul – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase), finalizou no sábado passado, 27 de setembro, a instalação do último vão de aduelas no trecho corrente Norte, da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. A treliça-lançadeira, equipamento utilizado no içamento e instalação das unidades, será desmontada.
Os vãos instalados estão entre o trigésimo sétimo apoio – conjunto de dois pilares, ao apoio número 53, já no limite entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. No trecho corrente Norte, dos 33 vãos instalados, 10 foram construídos em terra. No espaço entre pilares, são içadas e instaladas 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,65 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,60 metro de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas.
A ponte para travessia do Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A Ponte de Laguna está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.