CAMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO AJUDAM NA SEGURANÇA EM LAGUNA


[Guarda Municipal] Câmeras de videomonitoramento ajudam na segurança
Guardas monitoram dezoito equipamentos instalados principalmente no centro histórico, preservando os prédios públicos. (André Luiz)
O município conta com 28 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos. São controladas pela Guarda Municipal e Polícia Militar em duas centrais que funcionam 24 horas, todos os dias.
Guardas monitoram dezoito equipamentos instalados principalmente no centro histórico, preservando os prédios públicos. Já a Polícia Militar coordena na sede da guarnição mais dez pontos de vigilância. Essas estão alocadas principalmente no balneário Mar Grosso, Magalhães e entrada da cidade.
Segundo Denei Deni dos Santos, comandante da Guarda Municipal, em vários casos as câmeras auxiliaram na solução de crimes. "Através da central já evitamos vários problemas, principalmente no que diz respeito à depredação de patrimônio público e tráfico de drogas".
Os guardas atuam em revezamento na central e em rondas. "Estamos sempre atentos a todos os movimentos estranhos e no período noturno a atenção é redobrada. Qualquer ato suspeito nós averiguamos e se necessário solicitamos auxílio da Polícia Militar", destaca o guarda Francisco Egídio Cidade Júnior.
Para o tenente-coronel Jéfer Francisco Fernandes, comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Laguna, a implantação dos equipamentos potencializou o serviço prestado pela polícia. "Aumentamos ainda mais nosso trabalho na parte preventiva, pois já existem vários exemplos em nosso estado de crimes evitados ou flagrados pelos equipamentos. Temos mais uma ferramenta de apoio ao policiamento, garantindo maior segurança pública aos munícipes e aos nossos turistas".
Em um dos casos de maior repercussão, um assalto em um supermercado foi solucionado através do auxílio das imagens. Na ação os bandidos levaram um malote contendo aproximadamente R$ 15 mil, sendo presos  ainda nas proximidades do local.
Com a chegada de mais uma temporada de verão, os equipamentos se tornam grandes aliados para a segurança da população. "Em várias ações nós trabalhamos com parcerias entre a Guarda, Polícia Militar e Civil. Já estamos montando um planejamento para a Operação Veraneio e outros eventos importantes na cidade", salienta o guarda municipal, Arlon Luiz da Silva.
Os equipamentos foram adquiridos através de convênios entre Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança Pública e Prefeitura.
Saiba mais:
A central de monitoramento da Guarda Municipal fica localizada na antiga sede da Polícia Ambiental, no loteamento Laguna Internacional.
Já a central da PM fica na sede da Guarnição na rua: Saul Ulyssea, 200, bairro Mar Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.