FEMINISTAS DISTRIBUEM ALFINETES PARA MULHERES CONTRA ENCOXADOR NO METRÔ

Feministas do movimento Mulheres em Luta distribuíram alfinetes para mulheres contra "encoxadores" no Metrô de São Paulo na manhã desta sexta-feira (4).
O objeto pontiagudo foi distribuído com a mensagem "Não me encoxa que eu não te furo", lema da campanha.
Segundo as organizadoras, a ação pretende dar "condições mínimas para que as mulheres se protejam em casos de abuso".
O Metrô informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o movimento não tem vínculo com a companhia. Ainda de acordo com o Metrô, a distribuição dos alfinetes ocorreu na área externa da estação Capão Redondo, na Zona Sul da capital paulista, e não interferiu na circulação da Linha 5-Lilás nem no funcionamento da estação.
Encoxadores'
A Polícia Civil de São Paulo está investigando a ação de criminosos que, além de assediar mulheres no transporte público, filmam, fotografam e divulgam imagens na internet. Até o dia 20 de março, foram presos 17 suspeitos de abuso no Metrô e nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O crime, conhecido como "frotteurismo" (ato de se esfregar em outra pessoa), é chamado nas comunidades virtuais investigadas pelos termos "encoxadas" e "encoxadores".
Para praticar o delito, homens usam telefones celulares, máquinas fotográficas e até microcâmeras escondidas para registrar o próprio abuso contra vítimas dentro de ônibus ou de vagões e plataformas lotados do Metrô e da CPTM. O objetivo é encostar na vítima, principalmente nas nádegas ou nos seios, ou exibir o órgão sexual masculino.
Alfinetes foram distribuídos hoje na estação Capão Redondo do Metrô (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.