LAGUNENSE INTEGRA PRIMEIRA DIVISÃO DA FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL


[Esportes] Lagunense integra primeira divisão da Federação Catarinense de Futebol
Carlos Felipe, o Tixa, é o primeiro (do lado direito)
 A dedicação e o comprometimento levaram Carlos Felipe Schmidt, o “Tixa”, a conquistar um lugar, junto com outros 36 árbitros, na primeira divisão da Federação Catarinense de Futebol. Ele é o único lagunense nesta categoria e não pretende parar por aí. “Já estou fazendo provas para a Confederação Brasileira de Futebol para apitar jogos do campeonato brasileiro”, disse o assistente de árbitro e professor de educação física.
Atualmente também coordena o Departamento de Esportes do município, aliando as viagens e treinos, com a família que está crescendo. O segundo filho já está a caminho. “Passo a maioria dos finais de semana apitando jogos, não é fácil ficar longe da família, mas eles me apoiam”, conta.
Para chegar a essa colocação na federação, o caminho foi longo. Fez curso de árbitro por seis meses, aprovado nas provas escritas e físicas e então desde 2006 pertence ao quadro da instituição. No começo, o jogos apitados era das categorias de base, juvenil e terceira divisão.
Agora na primeira divisão, a responsabilidade é maior. De dois em dois meses passa por uma avaliação e segue uma rotina de preparo físico e cuidados alimentares, elaborados por um instrutor da própria federação. “Faço musculação e corrida quase todos os dias”, completa Schmidt.
A receita, segundo ele, para fazer um bom trabalho é estar focado no comprometimento. Uma das estratégias para conhecer o “terreno onde irá pisar”, é pesquisar os times antes dos jogos. “O árbitro precisa fazer um planejamento, estudar e elaborar um plano de trabalho”, salientou.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.