INSTRUMENTO DA ESTAÇÃO ESPACIAL ISS PERMITE DETECTAR RAIOS DO ESPAÇO

Um novo instrumento da Estação Espacial Internacional (ISS) está possibilitando aos cientistas observarem melhor os raios a partir do espaço.
Chamado Firestation, o equipamento tem observado cerca de 50 raios por dia. Ele possui fotômetros para medir os clarões dos relâmpagos e antenas de rádio para medir a eletricidade estática, além de um detector de raios gama.
Segundo a Nasa, os cientistas estão interessados nos processos que desencadeiam o relâmpago durante as tempestades e em descobrir que tipos de relâmpagos produzem raios gama.
Firestation foi instalado em agosto de 2013 e a Nasa já tem planos de enviar outro sensor de raios para a ISS. O Sensor de Imagens de Relâmpagos (LIS, na sigla em inglês) deve ser mandado para a estação em 2016.
Na foto acima, é possível comparar as luzes de um relâmpago com as luzes de cidades do Kuwait e da Arábia Saudita. A imagem foi feita por um astronauta a bordo da ISS em 12 de dezembro.
Foto tirada a partir da ISS mostra região entre Kwuait e Arábia Saudita: um relâmpago é visto no centro da imagem (luz branca); cidades podem ser vistas na parte inferior e superior da imagem (luzes amarelas)    (Foto: Nasa/Divulgação)
Foto tirada em janeiro de 2011 a partir da ISS mostra o clarão de um relâmpago em meio a uma tempestade de raios na Bolívia (Foto: Nasa/Divulgação)
nessa imagem o relâmpago é visto sobre a Bolivia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.