FURACÃO CATARINA 10 ANOS 2004- 2014

O nascimento, vida e morte do furacão Catarina aconteceu entre os dias 24 e 28 de março de 2004. O sistema entrou no continente, com o “olho” típico dos furacões, entre os dias 27 e 28 de março, atingindo a região entre o sul de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. A região deAraranguá, no litoral sul  catarinense foi uma das atingidas pela ventania e chuva do Catarina, que só foi reconhecido como furacão em 2005, durante uma reunião científica internacional com participação de meteorologistas brasileiros, australianos e norte americanos. É até hoje o único furacão documentado do Atlântico Sul.

Estas imagens são do MASTER – IAG/USP. Em 24 março de 2004, o Catarina ainda era apenas massa de nuvens disforme sobre o mar, aparentando um ciclone em formação, mas ninguém, nenhum, meteorologista ousaria prever que um furacão estava se formando. Não havia pânico. Apenas os meteorologistas trabalhando e observado.  Mas no fim da manhã do dia 25 de março, as imagens desatélite começaram a mostrar a tendência a formação do “olho”. Mas muitos ciclones extratropicais formam um “olho”.

O movimento errático de leste para oeste, do mar para o continente foi o sinal que faltava para que se acreditasse que tinha algo muito estranho no mar e estava vindo em direção ao Brasil. Mas não se falava em furacão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.