ARTESÃOS LAGUNENSES PODERÃO EXPOR SUAS PEÇAS DURANTE A COPA


[Cultura] Artesãos lagunenses poderão expor suas peças durante a Copa
As peças escolhidas vão ser expostas nas cidades sedes dos jogos.
"Uma chance única", afirma a artesã Júlia Guedes. Ela e outros artesãos de Laguna poderão mostrar seus produtos para turistas brasileiros e estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014. Todo o país está participando do edital através do projeto Vitrines Culturais, realizado pelo Ministério da Cultura (Minc)  e pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República. As peças que proporcionarem melhores referências à cultura brasileira serão escolhidas.  Ainda há tempo para se inscrever, o edital para seleção vai até o dia 6 de abril. 
Para esclarecer as dúvidas dos artesãos de toda a Amurel, a Fundação Lagunense de Cultura realizou na última quinta-feira, uma oficina de apresentação do edital Vitrines Culturais. A palestra foi ministrada pelo técnico superior do Minc, Alexandre Martins. De acordo com ele as peças de Laguna têm grandes chances de chegar às cidades sede dos jogos. "O artesanato de Laguna é muito forte e tem grande referência à cultura nacional. Santa Catarina vai ter quase todas suas peças escolhidas", afirma o técnico. 
Segundo o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Leonardo Pascoal, o projeto vai abrir portas entre as fronteis para os artesãos. "Eles poderão atravessar os limites do continente. Pessoas de todos os lugares vão estar nessas cidades e poderão levar uma peça lagunense para o outro lado do mundo. É uma oportunidade de negócio. Se algum empresário gostar de uma peça nossa pode querer comercializar ", conta o presidente.
Cultura brasileira 
De acordo com a técnica do setor de artesanato da Secretaria do Estado da Assistencia Social Trabalho e Habitação, Nivia Feller, o Brasil vai mostrar que nao é só futebol. "Temos que levar a nossa história cultural aos turistas, e assim, mostrar quem realmente somos. Nosso país não é só feito de futebol e samba, há uma cultura muito rica e diversificada", comenta Nivia.  
Os artesãos estão animados. Para Júlia Guedes, poder vender seu produto para todo o país e fora dele é uma grande oportunidade. "Nós vamos divulgar nossa história e cultura para inúmeras pessoas. Nos próximos dias estaremos escolhendo as peças para se cadastrar". 
Como participar
Podem participar artesãos brasileiros de qualquer lugar do País, individualmente ou por meio de grupos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos. A exigência é que os candidatos estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Para ter a obra exposta, os artesãos devem passar por uma seletiva, na qual devem preencher uma ficha de inscrição, com três fotos da peça, tiradas em diferentes ângulos.
As inscrições devem ser feitas pelo site do Minc ou pelos correios, enviando os documentos necessários. Todas as informações sobre quais peças inscrever, número de produção e tipos de materiais estão no edital
É necessário também estar em dia com a Receita Federal, pendências podem anular a inscrição. Para que isso não aconteça é necessário emitir uma certidão negativa pelo site www.receita.fazenda.gov.br, enviando junto com a inscrição.
Caminhões
Após as peças serem escolhidas serão usados 27 caminhões para viabilizar o transporte em todo o país. "Os caminhões vão passar para pegar as peças e levá-las ao centro de artesanato de cada estado. A partir dali eles serão levados para as cidades onde vão acontecer os jogos da Copa", explica o técnico Alexandre Martins 
A exposição e comercialização será realizada entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.  
Mais informações
Caso haja alguma dúvida, o artesão pode entrar em contato com a Fundação Lagunense de Cultura através do telefone: 3646-2542. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.