LEMBRANÇAS DE LAGUNA PARA LEVAR DE RECORDAÇÃO

nteração:

[Cultura] Lembranças de Laguna para levar de recordação
Uma réplica da ponte Anita Garibaldi foi construída com conchas trituradas
Ter um objeto em casa de lembrança do lugar onde traz boas recordações faz parte da viagem. Quem costuma conhecer novos lugares carrega na bagagem um presente. Em Laguna, o local escolhido pelos turistas e moradores apaixonados pela cidade é a Casa das Artes, ao lado do hospital, no centro histórico.
É fácil encontrar uma opção. Pode ser um imã de geladeira com um ponto turístico da cidade, camiseta, abajur, jóia, pano de prato, chaveiro, tarrafas, flores de conchas e outros objetos produzidos pelas 40 artesãos divididas nas associações Artes do Mar, Nossa Terra e Arco Iris. Trinta e cinco por cento do valor do produto é destinado para manter o espaço, o restante vai para as mãos habilidosas das profissionais do artesanato local.
Uma delas é Eliete de Oliveira, suas peças estão exibidas no espaço. Criativa, ela produz pano de prato e peças com conchas trituradas. “Temos um local para mostrar nossa arte”, disse.
Ela faz referência a parceria entre Governo Municipal, artesães e o Instituto Camargo Correa, que revitalizou a antiga estação de energia da década de 50 e transformação para venda e criação do artesanato local. Antes, elas receberam cursos de aperfeiçoamento e novas técnicas.
Em fevereiro o espaço completou dois meses de instalação.
Novas profissionais
A Casa do Artesanato está com as portas abertas para a participação de novos profissionais de técnicas manuais. O trabalho desenvolvido pode ser na área de crochê, tapeçaria, argila e outros produtos. A intenção de acordo com a artesã, Júlia Guedes, é aumentar o número de produtos oferecidos, principalmente, divulgar o trabalho dos artesãos locais.
Uma vez por mês, os profissionais realizam reuniões para discutir estratégias e planejar o período.
Visitantes
Os turistas ficam encantados com as peças, muitos são trazidos pelos guias. Nos museus também recebem dicas onde comprar artesanato local. O mais empolgado, que alegrou a tarde dos artesãos, foi um visitante da Bahia que levou para o estado nordestino presentes para toda a família, que resultado em R$ 300. A primeira grande venda da casa.
As encomendas também começam a chegar como da Anita e Giuseppe Garibaldi confeccionado com casca de conchas. O novo ponto turístico da cidade, a ponte no canal de Cabeçuda, ganhou novo formato nas mãos habilidosas das profissionais.
A dona de casa Sandra Felisberto levou para casa chaveiros de presente para a prima que mora no interior gaúcho. “Vou visitar meus parentes e quero levar uma lembrança da cidade para não esquecerem de mim”, brinca ela.
Os artesãos dividem-se no atendimento ao público e confecções dos objetos. No tempo livre vão criando novas peças para o turista divulgar Laguna por todo o Brasil.
Os preços variam de R2,50 até R$ 250. O espaço está abertos todos os dias das 8h ás 18h. Encomendas e informações podem ser encontradas no 3644-5782.
Fotos: Katia Nascimento


Imagens da matéria


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.