O SIGNIFICADO DOS SONHOS NA VIDA DE CADA UM


Psicóloga explica o que são os sonhos e suas funções, analisando algumas características mais comuns que acontecem enquanto dormimos.



Misteriosos, os sonhos chamam a atenção das pessoas pelos fatos estranhos e sem lógica que ocorrem enquanto dormimos, ou então, pela nitidez com a qual acontecem. Existem muitas interpretações e possíveis explicações que tentam desvendar e dar significado para o que ocorre no universo onírico. Mas, é a psicologia ,com o poder de analisar a mente humana, que mais se apropria da explicação.
A linha que avalia sonhos, chamada Junguiana, leva o nome do psiquiatra Carl Jung, e estuda e analisa aquilo que não é consciente para as pessoas, usando os sonhos como método de análise. De acordo com a psicóloga Eliane Motta, especializada nesse ramo, o sonho nada mais é do que conteúdos do inconsciente, mas que podem interferir na vida das pessoas. “É uma comunicação existente entre a mente consciente e os conteúdos do inconsciente”, fala Eliane.
Explicando algumas questões
O sonho acaba interferindo por mexer com nossas emoções e muitas vezes por aparentar ser real. Eliane fala que sonhos que aparentam ser parte da realidade possuem o nome de “sonhos lúcidos”, que é quando a pessoa parece ter controle das situações ou até mesmo saber que se trata de um sonho. “Ao acordar as lembranças dos sonhos são muito claras e nítidas e essa é uma experiência referente ao consciente”, argumenta.
A psicóloga também fala que sonhos repetidos ou com elementos ou cenas frequentes são muito comuns, mas existe uma explicação relevante para isso. “Na grande parte, quando isso acontece com o sonhador, é porque algo na sua vida não está sendo entendido e esse mesmo está gerando algum estresse”. Até que o problema seja resolvido, pode ser que o sonho fique se repetindo por muitas vezes.
Isso acaba definindo a ligação entre as coisas que são pensadas durante o dia e os sonhos durante o sono. Preocupações e ansiedades podem entrar no inconsciente e permanecer durante a noite. Em contra partida, Eliane também explica o porquê que é possível sonhar com lugares onde nunca se foi e com pessoas que não se conhece, por exemplo. De acordo com a psicóloga se trata de heranças psíquicas, algo que já acompanha o indivíduo e que são próprias de cada pessoas.
A função dos sonhos
Às vezes pode parecer apenas um sonho, mas a psicóloga afirma que eles também são importantes no equilíbrio psicológico de quem sonha. Para isso, é preciso entendê-los e buscar a ligação entre a vida real e a vida onírica através da terapia. “Dentro desse trabalho terapêutico também tem a importância para o paciente vir a se conhecer melhor, trazendo muitas respostas e soluções ao sonhador”, explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.