CRIANÇAS CONHECEM EXPOSIÇÕES DE OLHOS FECHADOS


[Cultura] Crianças conhecem exposição de olhos fechados
Com vendas nos olhos, alunos da rede de ensino usaram as mãos para descobrir as imagens. (Fotos: Geraldo Gê)
A artista plástica Márcia Cardeal realiza a mostra Mãos para Ver, de 11 a 14 de novembro, na Casa Pinto D"Ulysseá, ao lado da fonte da Carioca. Realização do Sesc, com apoio da Fundação Lagunense de Cultura. Os visitantes poderão conhecer a exposição das 8h30min às 11h e das 13h30min ás 16h.
A mostra é o desdobramento de uma pesquisa acadêmica realizada por Márcia Cardeal no mestrado em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A investigação teórica serviu de base para a concepção das imagens táteis, que acompanham as ilustrações visuais de três estórias concebidas por Maria Lúcia Batezat Duarte ( professora orientadora), em suas experimentações sobre o ensino de desenho para crianças cegas.
Partindo da linha (A Família Enroladinha), passando pelo círculo (O Sonho Redondo de Manu) até chegar ao quadrado (A Casa Quadrada), a exposição traz as três estórias com ilustrações visuais e táteis, acompanhadas do texto em tinta e em Braille.
A intenção é provocar reflexões e questionamentos acerca da acessibilidade e inclusão, através da ilustração tátil no livro inclusivo e a importância do ensino de desenho para cegos.
Sobre a artista
Márcia Cardeal é bacharel em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ, especialista em Design de Embalagens pela UFPR e mestre em Artes Visuais pela Udesc. Entre os livros que ilustrou, destacam-se Uma Casa sem Cor (de Zahidé Muzart), O Pomar de Palavras (de Alcides Buss), Maria Mania (de Marta Martins), A Casa Amorosa (de Inês Mafra) e O Pequeno Gafanhoto Biografado (de Valdemir Klamt). Além de ilustrar, é responsável por algumas disciplinas no curso de licenciatura em Artes Visuais (Univali-B.Camboriú) e de graduação em Design de Moda, na Uniasselvi-Assevim, em Brusque.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.