TECNICOS DE LAGUNA PARTICIPAM DE CONGRESSO DAS CIDADES



Capacitação:Técnicos de Laguna participam de Congresso das Cidades
Participaram do encontro Elicio Lima (Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal); Leodegar da Cunha Tiscoski (Secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos – Ministério das Cidades); Luiz Philippe Peres Torelly (Diretor de Artic
As arquitetas responsáveis por cuidar do Pac das Cidades Históricas de Laguna estiveram em Brasília participando de capacitações. 
Dentro da Conferência das Cidades, as profissionais Claudione Fernandes de Medeiros e Grazielle Sitônio Duarte integraram a oficina nacional de implementação de ações em áreas urbanas centrais e cidades históricas.  
Uma realização do Ministério das Cidades, em conjunto com o Iphan e Caixa Econômica Federal.
Alguns dos temas abordados foram: reabilitação urbana; justiça social; questão fundiária, viabilidade de projetos integrados de reabilitação urbana; gestão participativa; financiamento das ações e parcerias.
No debate final, Luiz Philippe Peres Torelly, diretor de Articulação e Fomento do Iphan ressaltou a importância da parceria entre as prefeituras, Ministério das Cidades e o Iphan para o sucesso do Pac Cidades Históricas. 
A palavra final ficou com o Yuri Rafael Della Giustina, da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, que salientou a importância dos gestores municipais que capacitem o quadro técnico para o sucesso da implementação de ações em áreas urbanas centrais e cidades históricas. 
Saiba mais: 
Em agosto, o município recebeu R$ 20 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac) das Cidades Históricas, para nos próximos três anos investir na revitalização do patrimônio histórico.
Os projetos contemplados são nove: Requalificação Urbanística do Centro Histórico - 1ª Etapa – rua Raulino Horn e Largo do Rosário;  etapa final da restauração do casarão do Clube União Operária;  restauração da Casa de Anita Garibaldi; restauração do sobrado da Sociedade Musical Carlos Gomes; restauração da Casa Candemil, restauração da antiga subestação de energia; restauração do casarão da Sociedade Recreativa Clube Congresso; restauração da Antiga Estação Ferroviária e restauração do Casarão do Clube Blondin. 
O Governo Municipal montou uma equipe para o planejamento, a gestão e o monitoramento das ações do Pac em Laguna. Atualmente, os profissionais estão concentrados na revisão dos projetos, memorial descritivo e proposta de uso. Em seguida, os trabalhos serão apresentados para o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) para a aprovação e análise.  
 


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.