MERGULHADORES RETIRAM METEORITO DE 570 KILOS DE LAGO NA RUSSIA



Rocha de 570 quilos, que pode ser um meteorito, foi retirada do Lago Chebarkul, na Rússia
Foto: Anton Melnikov/Reuters
Rocha de 570 quilos, que pode ser um meteorito, foi retirada do Lago Chebarkul, na Rússia Anton Melnikov/Reuters
RÚSSIA - Uma rocha de 570 quilos e cerca de 1,5 metro de comprimento foi retirada do Lago Chebarkul, na Rússia, nesta quarta-feira. De acordo com as autoridades locais, este é um meteorito, um dos maiores já encontrados no planeta. Especialistas acreditam que ele seja um fragmento do meteoro de 17 metros e cerca de 10 mil toneladas que explodiu em Chelyabinsk, região central da Rússia, em fevereiro. Na ocasião, mais de mil pessoas ficaram feridas, janelas foram estilhaçadas e edifícios chegaram a balançar.
Quando caiu no lago congelado, o meteorito abriu uma cratera de seis metros de diâmetro. Durante a complexa operação de retirada do fragmento de rocha, mergulhadores tiveram que descer a uma profundidade de 13 metros, em vez de seis ou oito previstos. E precisaram arrastar o meteorito para a margem usando uma chapa metálica.
Na hora em que finalmente os russos o estavam colocando na balança para pesagem, com a ajuda de cordas e alavancas, o meteorito acabou se partindo em três pedaços. Em seguida, a própria balança não aguentou o peso e se quebrou no momento em que marcava 570 quilos.
Mergulhadores já recuperaram mais de 12 fragmentos de rocha no Lago Chebarkul desde o dia 15 de fevereiro, informou a BBC. Porém, apenas quatro ou cinco deles foram confirmados como meteoritos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.