PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS



Segunda-feira tem chuva forte em Santa Catarina

O tempo fica instável, com céu encoberto e bastante chuva na maior parte do dia em Santa Catarina, nesta segunda-feira, 26. A temperatura deve cair ainda mais a partir da tarde por causa do avanço de uma massa de ar frio. A mínima é de 1ºC no Planalto Sul e de 6ºC no Oeste e no Litoral Sul.
A umidade e o frio trazem condições de neve para áreas mais altas do Planalto Sul entre a tarde e noite. Predominam os ventos de sul e sudeste. Segundo informações da Epagri/Ciram, o mar fica agitado, com ondas de 1m a 2m próximos à costa e até 3m em áreas mais afastadas. Há risco para navegação a pequenas e médias embarcações.
O acumulado de chuva entre domingo e segunda-feira varia de 40mm a 70mm do Planalto ao Litoral. O mais significativo devem ocorrer no Litoral Sul. Nas demais regiões (Oeste e Meio-Oeste), os valores totais previstos estarão entre 10mm a 30 mm.

>>> Leia mais sobre a previsão do tempo
Alerta
A Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos no Planalto e Litoral Sul, onde houve chuva significativa acumulada desde a quinta-feira, 22. Conforme dados da Epagri/Ciram, as cidades mais atingidas foram: Timbé do Sul (186 mm), São Joaquim (125 mm), Criciúma (116 mm), Morro da Igreja (118 mm), Urussanga (107 mm), Laguna (98 mm), Orleans (96 mm).
Recomendações
Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Mar agitado: há risco de navegação para pequenas e médias embarcações.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.
Próximos dias
Para amanhã, terça-feira, 27, a previsão é muitas nuvens e chuva fraca por alguns momentos em todas as regiões de Santa Catarina, principalmente do Meio-Oeste ao Litoral. No Oeste e Meio-Oeste, ocorrem aberturas de sol durante a tarde. A temperatura segue baixa, com chance de neve na madrugada nas áreas mais altas do Planalto Sul.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.