Trinta famílias já deixaram as residências na cidade do Sul de SC.
Nesta segunda (26), rio registrava 2,46 metros acima do nível normal.
O aumento do nível do rio Araranguá fez a Prefeitura Municipal de Araranguá decretar situação de emergência nesta segunda-feira (26). A medida foi tomada por causa do volume de chuva registrado na cidade nas últimas horas. Em medição feita pela Defesa Civil na tarde desta segunda, o rio estava 2,46 metros acima do nível normal.
De acordo com José Fernando da Silva, subsecretário de comunicação da prefeitura, o nível do rio está aumentando quase cinco centímetros por hora. Até as 16h30 desta segunda (26), 30 famílias já haviam saído das residências, conforme a Defesa Civil. "25 famílias foram para casa de parentes e cinco estão em um abrigo montado no Centro comunitário da Vila São José. Inclusive duas pessoas estão acamadas lá", relatou José Fernando.
Durante a manhã, o prefeito de Araranguá reuniu os secretários e optou por decretar situação de emergência na cidade, já que o rio da cidade já havia passado dos 2,4 metros, o que já causa prejuízos. Segundo o subsecretário, a situação é pior nos bairros Baixadinha e Barranco.
A Defesa Civil de Santa Catarina estima que pelo menos 150 famílias que residem em áreas de risco, como deslizamentos e alagamentos, foram afetadas com as chuvas em Araranguá. Ainda de acordo com a entidade, a chuva que cai em outras cidades, como Timbé do Sul, que registrou 220 mm somente nesta segunda (26), afeta o nível do rio em Araranguá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.