ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO JA TEM DATA MARCADA

[Estações de Tratamento de Esgoto] Inauguração tem data marcada e terá a presença do governador
Laguna entrará, a partir do próximo mês, em um seleto grupo de cidades brasileiras com saneamento básico. As duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), construídas na comunidade da Vila Vitória, na região do bairro Magalhães, serão inauguradas no dia 5 de abril, às 10h30min. O governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Pinho Moreira, deverão participar do ato. A informação da presença dos chefes do executivo catarinense na Cidade Juliana foi confirmada nesta segunda-feira (28) pela equipe da Secretaria Executiva da Casa Militar e Coordenadoria Militar do Gabinete do Vice-Governador. No entanto, como suas agendas são muito flexíveis, poderá ocorrer mudança na data de inauguração até três dias antes do ato.
O governo do Estado, a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) e a Prefeitura de Laguna entregarão uma das obras mais importantes e valiosas na história dos 339 anos do município. São 53 quilômetros de rede de coleta de esgoto e duas modernas Estações de Tratamento, que beneficiarão moradores dos bairros Magalhães, Portinho, Vila Vitória, Progresso, Mar Grosso e Centro Histórico. Com o sistema ligado, as tristes imagens de esgoto na praia e na Lagoa Santo Antônio dos Anjos não serão mais vistas. "É um antigo sonho de pescadores, moradores e defensores do meio ambiente.
Houve muitos transtornos, mas foram temporários. Os benefícios são permanentes, pois um município com um sistema de esgotamento sanitário resulta em qualidade de vida de sua população e turistas. É uma questão de saúde pública", defende o prefeito Everaldo dos Santos. Os investimentos totais somam R$ 45 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Saneamento Básico. Para se ligar na rede existente ou realizar denúncias de conexão clandestina é preciso entrar em contato por meio do telefone (48) 3644-8100.
O chefe da agência da Casan em Laguna, Renato Lopes Vieira, informa que cerca de 80% dos dejetos no município serão tratados. Praticamente toda a região central. São 6.637 mil ligações ao sistema. A contratação e responsabilidade da obra foi integralmente da estatal. A Construtora Fernandes (Confer), de Criciúma, foi a responsável pelos trabalhos, conforme o primeiro contrato - em um total de cinco -, que iniciaram no dia 21 de outubro de 2011.
Agora, o esgoto chegará no local de tratamento por meio de canalização. São depositados em uma grande estação elevatória, em seguida são levados por sucção até os tanques, que ficam na Vila Vitória. São neles que ocorrerão o tratamento biológico por processo anaeróbio, isto é, sem oxigênio e aeróbio, com oxigenação. A decomposição da matéria orgânica é feita por micro-organismos presentes em um manto de lodo. Os gases, principalmente o metano, passarão por um processo de queimação. Depois, o líquido ainda terá um procedimento ultravioleta, saindo com 99,9% sem impurezas, onde serão removidas as cargas poluentes do esgoto. O líquido tratado será lançado na lagoa Santo Antônio dos Santos e não agride o meio ambiente. Este processo dura, em média, 16 horas. A Casan é pioneira no Brasil neste tipo de estação de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.