TRABALHOS DAS TRELIÇAS SÃO ENCERRADOS NA PONTE ANITA GARIBALDI


[BR 101]  Trabalhos das treliças são encerrados na ponte Anita Garibaldi
Os trabalhos seguem, no trecho Sul, com a instalação das mãos francesas e concretagem das pistas, com ênfase para a construção do trecho estaiado.
A treliça-lançadeira, equipamento utilizado no içamento e instalação das unidades, será desmontada na ponte Anita Garibaldi. Os trabalhos seguem, no trecho Sul, com a instalação das mãos francesas e concretagem das pistas, com ênfase para a construção do trecho estaiado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase), finalizou no sábado, 27, a instalação do último vão de aduelas no trecho corrente Norte, da ponte sobre o Canal de Laranjeiras.  
A ponte para travessia do Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A Ponte de Laguna está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado.
Os vãos instalados estão entre o trigésimo sétimo apoio – conjunto de dois pilares, ao apoio número 53, já no limite entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. No trecho corrente Norte, dos 33 vãos instalados, 10 foram construídos em terra. No espaço entre pilares, são içadas e instaladas 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,65 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,60 metro de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas.
No trecho estaiado, a instalação das aduelas foi iniciada no final do mês de agosto. Neste segmentos já foram instaladas 12 aduelas e oito cabos de aço. Os trabalhos são realizados os pilares números 35 e 36, no leito da lagoa Santo Antônio dos Anjos. Nos segmentos entre mastros, as aduelas são içadas e instaladas individualmente. Além das aduelas serão instalados 52 cabos de aço para sustentação, sendo 26 em cada mastro – 13 em cada lado.
O que são aduelas e mãos francesas – As aduelas são estrutura de concreto usinado e com interior reforçado com ferragem estrutural, instaladas individualmente por processo de içamento e protendidas, isto é, unidas por cabos de aço e argamassa com aditivo especial. Depois de içadas, as aduelas recebem aplicação de adesivo estrutural, a base de Epoxi, entre cada unidade.
Cada vão do trecho corrente da ponte será constituído de 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,60 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas peças têm 1,65 metros de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas. As cantoneiras, conhecidas como “mão francesa”, são estruturas triangulares utilizadas para dar suporte às pistas da rodovia, sobre o canal, anexadas nos bordos exteriores das aduelas. Acima das cantoneiras são instaladas as pré-lajes para concretagem das pistas. As estruturas, fabricadas na frente de obras, medem 7,55 metros de comprimento por 2,55 metros de altura. Cada unidade pesa 6,5 mil quilos, sendo necessária a utilização de guindastes para içar e instalar individualmente cada suporte. As cantoneiras são unidas ao tabuleiro de aduelas por cabos de propensão e cola de resina Epoxi de alta resistência. As “mãos francesas” são instaladas a 3,65 uma das outras, sendo o espaço ocupado pelas pré-lajes. Serão utilizadas e instaladas 1598 unidades de cantoneiras, nos 53 vãos da ponte.

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