OBRAS DO SANEAMENTO BÁSICO DA RUA VOLUNTÁRIO CARPES CENTRO


[Planejamento] Começa a obra do saneamento básico na rua Voluntário Carpes, no centro histórico. Terça-feira trânsito será fechado na avenida Colombo Machado Salles
Na terça-feira, dia 23, os motoristas devem ter a atenção redobrada. A avenida Colombo Machado Salles, nos dois sentidos, no trecho entre a rótula do Cine Mussi até as imediações da sede da Polícia Ambiental estará fechada em determinados momentos para a detonações de rochas.
A medida será necessária para a retirada do material. No  momento da detonação o trânsito será fechado. Após verificar a segurança e o êxito do trabalho a avenida será reaberta. A primeira detonação está marcada para acontecer ás 10h. 
De acordo com a engenheira Ana Paula Franciscone, da empresa Confer, responsável pela obra. “O material está atrapalhando a abertura das valas. Precisamos retirar, e como será com uma técnica diferenciada, a rua deverá ser fechada para segurança de todos”, esclarece.
A Guarda Municipal estará no local orientando os motoristas e pedestres. 
O local terá sinalização com placas indicativas, cones e a presença de policiais militares e guardas municipais.
Voluntário Carpes
Na rua Voluntário Carpes (rua ao lado do Banco do Brasil) esta semana está recebendo a equipe do saneamento básico da abertura das valas para a colocação do sistema de esgoto.
Os motoristas devem evitar a região.
A Guarda Municipal estará monitorando a área para novas alternativas de tráfego.
As obras do Centro Histórico serão paralisadas em novembro, um pedido dos comerciantes e moradores, retornando no início de 2015.
Saneamento básico
O Pac do Saneamento Básico está realizando a rede de esgoto de 6.637 mil ligações, avaliada em R$ 36 milhões. Recursos do Governo Federal e Casan. O termino está previsto para março de 2015. Dois tanques foram erguidos na Vila Vitória para o complexo da Estação de Tratamento Biológico de Esgoto. 
Como funciona ?
O esgoto chega no local de tratamento trazido através de canalização. São depositados numa grande estação elevatória (fase preliminar) em seguida, são levados por sucção até os tanques, que ficam localizados no bairro Vila Vitória. 
São neles, que acontece o tratamento biológico, por processo anaeróbio, isto é, sem oxigênio e aeróbio, com oxigenação. A decomposição da matéria orgânica é feita por microorganismos presentes num manto de lodo. Os gases, principalmente o metano, irão passar por um processo de queimação.
Depois deste processo, o líquido passa por um processo ultravioleta saindo com 99,9% sem impurezas onde removem as cargas poluentes do esgoto. O líquido tratado será lançado na lagoa Santo Antônio dos Santos. O processo dura em média 16 horas.
O engenheiro civil da Casan, Alexandre dos Santos, explica que o procedimento não deve ter odores. Citando como exemplo a cidade de Imbituba. “Casan é pioneira no Brasil, neste tipo de estação de tratamento”, conta.
A engenheira Jéssica Passini, da empresa Confer, contratada para execução da obra, explica que as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final um efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental. 
Bairros beneficiados
Os bairros Portinho, Progresso, Esperança, Magalhães, Vila Vitória, Centro Histórico e parte do Mar Grosso estão sendo beneficiados. A obra, atualmente, está na etapa de implantação da rede coletora e ligações domiciliares.
Posteriormente, serão iniciadas outras fases da obra com a construção de estações elevatórias em oito microbacias contempladas pela implantação do sistema de esgotamento sanitário, espalhadas pelo município. Serão nove, duas já foram executadas.
Estações elevatórias
A geografia do município aponta várias microbacias, em oito delas, serão executadas estações elevatórias. O projeto prevê a execução de oito estações elevatórias, equipamentos responsável pelo bombeamento do esgoto até o local de tratamento no bairro Vila Vitória. Esses equipamentos são instalados em área pública e são subterrâneos.
Onde serão instaladas:
Bairro Portinho – rua Vilamar
Bairro Portinho – rua Onofre Stupp
Bairro Esperança – rua Mauro Camilo
Próximo ao Shopping Tordesilhas – rua Anita Garibaldi
Bairro Vila Vitória – Rua Santa Catarina
Bairro Magalhães – Rua Monsenhor Gilbert
Bairro Mar Grosso – Av. São Joaquim
Avenida Colombo Machado Salles – próximo ao Mercado Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.