LAGUNA RODRIGO DE FREITAS RIO DE JANEIRO

RIO - A Lagoa Rodrigo de Freitas, no coração da Zona Sul carioca, além de ser considerada um dos cartões-postais da cidade, é sede de competições de regata e uma ótima opção para fazer passeios e caminhadas. Palco para cliques fotográficos, o complexo lagunar reúne várias curiosidades, como garante a geógrafa Sonia Gama.
- Trata-se então, da Laguna Rodrigo de Freitas! Mas por que ‘laguna’ e não ‘lagoa’? A diferença é que laguna mantêm comunicação com o mar através de um canal. É uma área deprimida, localizada na foz oceânica dos rios e formada por água salobra ou salgada. Esses ambientes lagunares são verdadeiros corpos d'água isolados, formados pelas oscilações dos níveis de maré nos períodos glaciais e inter-glaciais associados aos climas globais e, que estão sempre em transformação - diz a especialista.

Com 2,4 milhões de metros quadrados de superfície, sobre o seu espelho d'água praticam-se esportes aquáticos como remo, ou simplesmente passeia-se de pedalinho. Desde 1995, na época de Natal, há a tradição de se montar uma gigantesca árvore de Natal iluminada, que chama a atenção de cariocas e turistas.

Situada entre a Serra Carioca e o Oceano Atlântico, a Lagoa não manteve sua forma original. A acumulação natural desse ambiente por sedimentos marinhos e continentais, além de aterros produzidos pelos homens há vários anos tem modificado o aspecto e as dimensões desse ambiente lagunar. Estima-se que um terço da área total da Lagoa tenha sido aterrada e seu formato atual é de um polígono irregular com um perímetro de 7,2 km e a largura máxima de 3 km, com espelho de água de cerca de 2,5 km2 e profundidade máxima de 11metros.
HISTÓRIA
Segundo Sonia, originalmente a laguna foi chamada de Sacopenapã pelos indígenas da tribo dos Tamoios e, em meados do século XVI, Rodrigo de Freitas de Mello e Castro herdou do sogro Fagundes Varela essas terras como parte do dote pelo seu casamento, ou seja: o cônjuge deu seu nome à mais nova propriedade adquirida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.