ESTADO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DE DOIS CENTROS DE REFERENCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL


[Social] Estado assina ordem de serviço para a construção de dois centros de referência em assistência social
No Cras, as famílias têm cursos artesanais e assistência psicológica e social.
O município de Laguna, através da Secretaria de Assistência Social, foi contemplado com as construções de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Neste mês foram assinadas pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação as ordens de serviço para o início da execução das obras. As empresas vencedoras foram a Suprema (CREAS) e Lajecril (CRAS).
“As obras fazem parte do Programa Estadual Pacto Por Santa Catarina, onde a contratação das empresas e a obra são de responsabilidade do Estado. Coube ao município ceder o terreno ao Estado e, agora, apoiar na fiscalização”, afirmou a Secretária Municipal de Assistência Social, Lorena Barbosa de Andrade.
"É com estes centros que os governos do Estado e dos municípios podem atender a população mais vulnerável. Temos que promover entre estas pessoas um completo bem-estar físico, social e mental", destaca o secretário da pasta, Jorge Teixeira.
O Cras é a porta de entrada das famílias para a inclusão nos serviços socioassistenciais. Com caráter preventivo, seu principal objetivo é atuar nas áreas de vulnerabilidade social na proteção a famílias e indivíduos, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. Em Laguna, dois centros atendem famílias da Vila Vitória e região da Barbacena. Ambos em espaço locado. 
Já o Creas oferta serviços de orientação e apoio às famílias com direitos violados: adolescentes em medidas socioeducativas, crianças e adolescentes submetidas ao trabalho infantil, vítimas de violência (sexual, física, psicológica e maus tratos), idosos, mulheres, pessoas com deficiência e população de rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.