ERRO ORTOGRÁFICO EM MAPA DE LIVRO SURPREENDE MÃE EM JUNDIAÍ

Os diversos erros ortográficos de um mapa geográfico em um livro didático infantil de uma escola municipal chamaram a atenção de uma mãe de Jundiaí (SP). Uma foto enviada através do aplicativo TEM Você mostra que os estados do Acre, Espírito Santo e Minas Gerais estão com a grafia errada no mapa do material voltado para alunos do ensino fundamental. 
No livro, destinado para crianças do segundo ano do ensino fundamental, está escrito "Minas Gertais" (Minas Gerais) e "Espíritu Santo" (Espírito Santo). Além disso, o Acre está com um acento no A ("Ácre") e ainda falta a identificação de cinco estados da região nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, enquanto o Distrito Federal nem aparece.
De acordo com Vanessa Marques, de 34 anos, foi o filho de 7 anos que mostrou os erros para a mãe na terça-feira (8). “Ele chegou em casa e folheamos o livro juntos. De repente, ele me disse: ‘Olha mamãe, os nomes dos estados estão escritos de forma errada’. Ou seja, é tão grosseiro que ele percebeu assim que olhou para o mapa”, conta a auxiliar administrativa.
Vanessa ainda conta que chegou a folhear o resto do livro para ver se havia alguma brincadeira no material didático. “Dei uma olhada no resto para ver se aquilo era alguma pegadinha ou algo que fosse para chamar a atenção da criança, mas não era. O resto do livro está correto, o que não adianta nada porque são demais esses erros crassos em um livro destinado a ensinar crianças em uma fase crucial da alfabetização”, pontua.
A mãe disse também que até agora o uniforme escolar, que deveria ser entregue pela prefeitura de Jundiaí, não chegou.
Outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí informou ao G1 que notificou imediatamente a editora responsável pela impressão dos livros didáticos, que assumiu total responsabilidade do problema, para que corrija os erros ortográficos e faça a impressão de  novas páginas para substituição no livro já nos próximos dias.
Os professores estão sendo orientados para a substituição do material.
Sobre os uniformes, outra reclamação da auxiliar, a Secretaria de Educação informou que os kits chegarão às escolas da rede municipal a partir do dia 22 de abril.  A previsão inicial era entregar todos os uniformes até o dia 15 de março, um problema com um fornecedor de meias atrasou a entrega.
Mapa com diversos erros chamou a atenção de mãe em Jundiaí  (Foto: Vanessa Marques/TEM Você)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.