DUAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS


[Saneamento] Duas estações de tratamento de esgoto estão sendo construídas
O primeiro tanque está 95% concluído, terá a capacidade de tratar 30 litros por segundo de esgoto. (fotos: Marco Bocão)
Dois tanques gigantes estão sendo erguidos na Vila Vitória chamando atenção de quem passa. São estações de tratamento de esgotos compactas e pré-fabricadas. O primeiro tanque está 95% concluído, terá a capacidade de tratar 30 litros por segundo de esgoto. O segundo, para 60 litros por segundo, encontra-se em fase de fixação das estruturas metálicas das paredes laterais.
Estas estações de tratamento de esgoto são através de um processo biológico, capaz de remover sólidos em suspensão, matéria orgânica, nutrientes e organismos patogênicos. Todo o esgoto coletado na cidade, através das redes coletoras, 62.856 metros e mais de 6.637 mil ligações domiciliares serão tratados nessas unidades, totalizando um investimento previsto de R$ 36.515.797,34. Recursos do Governo Federal e Casan, dentro do Pac, O empreendimento chegou nesta semana a 60% de conclusão. O termino está previsto para março de 2015.
Duas empresas atuam na implantação desse projeto de saneamento básico. Uma está realizando as aberturas da rede nos bairros beneficiados, enquanto outra trabalha para deixar pronta a Estação de Tratamento.
Nesta terça-feira, dia 8, o engenheiro da Secretaria de Planejamento Urbano, Walmecir Rampinelli, esteve acompanhando as obras na Vila Vitória.
Principais vantagens de uma Estação de Tratamento de Esgotos Compacta
 Mais compacto dentre os processos biológicos;
Simplicidade operacional;
Baixo custo de implantação e operação;
Baixo impacto em ambientes urbanos (ruído, odor, visual);
Gera 60% menos lodo que os processos convencionais.
Como funciona ?
Todo o esgoto coletado chega à Estação de Tratamento, na estação elevatória final,  através  de redes coletoras, interceptores e emissários. A partir dessa Elevatória Final iniciam-se os processos de tratamento, compreendendo em três partes distintas: Preliminar, Secundário e Terciário.
São neles, que acontece o tratamento biológico, por processo anaeróbio, isto é, sem oxigênio e aeróbio, com oxigenação. A decomposição da matéria orgânica é feita por microorganismos presentes num manto de lodo. Os gases, principalmente o metano, irão passar por um processo de queimação.
Depois deste processo, o líquido passa por um processo ultravioleta saindo com 99,9% sem impurezas onde removem as cargas poluentes do esgoto. O líquido tratado será lançado na lagoa Santo Antônio dos Santos. O processo dura em média 16 horas.
O engenheiro civil da Casan, Alexandre dos Santos, explica que o procedimento não deve ter odores. Citando como exemplo a cidade de Imbituba. “Casan é pioneira no Brasil, neste tipo de estação de tratamento”, conta.
A engenheira Jéssica Passini, da empresa Confer, contratada para execução da obra, explica que as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final um efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.
 Pac do Saneamento Básico
 Os bairros Portinho, Progresso, Esperança, Magalhães, Vila Vitória e parte do Mar Grosso estão sendo beneficiados. A obra, atualmente, está na etapa de implantação da rede coletora e ligações domiciliares.
 Posteriormente, serão iniciadas outras fases da obra com a construção de estações elevatórias em oito microbacias contempladas pela implantação do sistema de esgotamento sanitário, espalhadas pelo município. Serão nove, duas já foram executadas.
 Estações elevatórias
A geografia do município aponta várias microbacias, em oito delas, serão executadas estações elevatórias. O projeto prevê a execução de oito estações elevatórias, equipamentos responsável pelo bombeamento do esgoto até o local de tratamento no bairro Vila Vitória. Esses equipamentos são instalados em área pública e são subterrâneos.
Onde serão instaladas:
Bairro Portinho – rua Vilamar
Bairro Portinho – rua Onofre Stupp
Bairro Esperança – rua Mauro Camilo
Próximo ao Shopping Tordesilhas – rua Anita Garibaldi
Bairro Vila Vitória – Rua Santa Catarina
Bairro Magalhães – Rua Monsenhor Gilbert
Bairro Mar Grosso – Av. São Joaquim
Avenida Colombo Machado Salles – próximo ao Mercado Público.
Centro histórico
 Segundo o gerente da Casan em Laguna, Renato Lopes, o centro histórico deverá ser a nova etapa do Pac do Saneamento Básico, mas ainda sem prazo para iniciar.
“Será um trabalho delicado, pois em muitas ruas não podemos colocar máquinas, por se tratar de uma região de tombamento histórico”, declara Lopes.
 A abertura das valas da rede de esgoto deverá ser acompanhada por arqueólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.