QUANTO MAIS HORAS O MARIDO TRABALHA, MAIS SAUDÁVEL É SUA MULHER

LONDRES - Para aquelas que se equilibram entre filhos e trabalho a notícia talvez não seja tão surpreendente. Mas uma nova pesquisa das universidades do Texas e de Indiana garante que, quanto mais horas o marido trabalha, mais saudável é sua mulher. E a razão não está na distância do casal, mas no aumento de renda, que faz com que a mulher fique mais tranquila.
O estudo analisou as potenciais consequências de tempo de trabalho dos homens e mulheres de sobre a saúde de seus cônjuges. Embora as mulheres cujos maridos trabalhavam longas horas fossem mais saudáveis, este não era o caso para um casal no modelo tradicional, em que o marido trabalha longas horas e a esposa trabalha poucas horas, ou fica em casa.
Para o estudo, as pesquisadores Sibila Kleiner e Eliza Pavalko investigaram três mecanismos pelos quais a saúde das mulheres poderia estar sendo afetada pelas horas de trabalho: recursos do trabalho, estresse e tempo para se exercitar.
Os efeitos positivos não foram vistos no modelo tradicional (quando a mulher trabalhava pouco ou ficava em casa), e quando era a mulher quem trabalhava além da conta, seu marido sofria, segundo os pesquisadores.
- Quando testamos o que explicaria esta relação, pareceu ter a ver com o fato de os maridos terem menos tempo para exercícios, comparados aos que tinham uma mulher que trabalhava 40 horas por semana - disse Kleiner ao “Daily Mail”. - Não achamos que mulheres que trabalham muitas horas estejam ajudando seus maridos, até porque a maioria delas leva para casa uma renda muito menor quando comparada aos maridos que trabalham o mesmo período.
O estudo foi publicado na versão on-line da revista “Social Forces” e os dados foram coletados quando os voluntários fizeram 40 anos, e o de suas mulheres foram coletados dois anos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.