IRREVERENCIA DO BLOCO DA PRACINHA TRANSFORMA O DOMINGO NUMA GRANDE FESTA


[Carnaval] Irreverência do Bloco da Pracinha transforma o domingo numa grande festa
O repertório criativo é a marca registrada da folia. (foto: arquivo)
Preparem as fantasias e as gargalhadas, falta pouco para o maior bloco do sul do Estado invadir Laguna. O Bloco da Pracinha há 37 anos, tradicionalmente atraí uma multidão no domingo de carnaval. A irreverência e o repertório criativo são as marcas registradas da folia dos “pracinhas”, os homens vestido como mulheres. 
Um dos fundadores do bloco, Sérgio Farias Gomes, o popular Miguifa, carrega na pele o amor pelo carnaval. Tem tatuado o símbolo da agremiação carnavalesca no braço e vive o carnaval o ano todo, sendo o presidente do Bloco da Pracinha. 
“Divertido, popular e apaixonante”, tenta explicar Miguifa sobre o motivo do bloco arrastar para a avenida mais de 200 mil pessoas. 
A história da origem do bloco não poderia ser diferente. Grupo de amigos, na década de 70, depois de passar por uma mesa de bar decidiram percorrer os arredores da praça de Souza França, no bairro Magalhães, na cantoria e coreografias. Amigos e familiares foram chegando e o público aumentando. 
Hoje, estrangeiros e turistas de vários cantos do Brasil podem ser encontrados atrás do trio elétrico, juntamente, com as fantasias mais criativas, desde personagens de novelas até onde a imaginar deixar. 
Para participar do bloco não precisa abadá. O grupo comercializa mil camisetas do bloco para contribuir na manutenção da festa, que antecede a saída do bloco. 
Termo foi assinado
O Governo Municipal, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e diretoria do Bloco da Pracinha assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com o Ministério Público de Santa Catarina para disciplinar a concentração e desfile do Bloco da Pracinha.
De acordo com o termo, neste carnaval o trajeto será mantido, com saída da praça Souza França, desde que o Bloco cumpra as normas estabelecidas pelo município e órgãos de segurança pública. Algumas mudanças já estão definidas para 2014, como a proibição de caminhões, carros e caminhonetes durante do desfile e utilização de um trio elétrico menor no percurso da avenida Getúlio Vargas, no Magalhães. O trio elétrico maior ficará estacionado na rua Aderson Remor, ao lado do supermercado Tieli, esperando a chegada dos foliões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.