AOS 85 ANOS MORRE SHIRLEY TEMPLE NOS ESTADOS UNIDOS

Shirley Temple morreu nesta segunda-feira, 10, nos Estados Unidos, segundo informações da BBC. De acordo com um comunicado enviado pela família e divulgado pela emissora de TV, a mais famosa estrela infantil de todos os tempos estava em sua casa, em Woodside, na Califórnia, e morreu de causas naturais: "Ela estava cercada por sua família e pessoas que a amavam. Nós a saudamos por sua vida e por toda sua inesquecível história como atriz, diplomata, amada mãe, avó e bisavó e adorada mulher por 55 anos do falecido e saudoso Charles Alden Black".

Shirley Temple foi casada primeiramente com o ator John Agar, de quem se divorciou em 1949, e no ano seguinte, casou-se com Charles Black. Os dois ficaram juntos até a morte dele, em 2005. A atriz é mãe de três filhos, o mais velho de seu primeiro casamento, e os outros dois do segundo.

A atriz e diplomata começou a fazer aulas de dança com apenas 3 anos. Em 1935, aos 6 anos, ela ganhou uma miniestatueta simbólica do Oscar por sua contribuição ao cinema. Ainda hoje ela é a pessoa mais jovem a receber um Oscar da Academia. Foi uma verdadeira campeã de bilheteria (salvando a Fox Filmes) e encantando a todos com seu incansável otimismo. Nunca uma estrela infantil fez tanto sucesso.

Com 43 filmes no currículo, depois de adulta Shirley não teve o mesmo sucesso como atriz e aposentou-se do cinema em 1950, aos 22 anos. Em 1967, se candidatou ao cargo de representante do estado da Califórnia no congresso norte-americano, mas não obteve êxito. Nos anos de 1969 e 1970, foi delegada junto às Organizações Nações Unidas (ONU). Também foi embaixadora americana no Gana (1974-1976), foi chefe de protocolo para o presidente Gerald R. Ford (1976-1977) e membro da delegação americana que tratava dos problemas dos refugiados africanos (1981). De 1989 até 1992, Shirley Temple serviu como embaixadora na Tchecoslováquia.
Tornou-se objeto de consumo na América, com produtos que levavam seu nome e rosto, como bonecas e livros. Atuou em diversos filmes de sucesso, dentre os quais “Little Miss Marker”, “Change of Heart”, “Now I’ll Tell”, “Now and Forever” e “Olhos Encantados” (no qual cantou seu mais popular sucesso “On The Good Ship Lollipop”). A entrada da adolescência fez com que os papéis rareassem.
Em 1972, aos 44 anos, Shirley descobriu que tinha câncer de mama e foi a primeira celebridade a admitir em público a sua doença. A razão para isso, foi encorajar outras mulheres a previnirem este problema.
Em 2006 a atriz recebeu uma homenagem no Screen Actors Guild Awards, em Los Angeles. No SAG Awards, ela recebeu o Life Achievemente Award e foi aplaudida de pé por astros como George Clooney, Morgan Freeman, Sandra Bullock, William Shatner, Don Cheadle e Reese Witherspoon. A estrela mirim Dakota Fanning apresentou uma retrospectiva de sua carreira e vida pessoal. Jamie Lee Curtis anunciou Shirley que entrou no palco acompanhada pelo filho, Charles Black Jr. Assista ao vídeo aqui.
Em entrevista a BBC em 1972, Shirley relembrou sua trajetória e disse que não ganhou tanto dinheiro quanto se imagina, mas que nunca será pobre graças a lei americana que a protegeu baseada no fato de que o dinheiro ganho por um menor de idade não poderia ser trocado.Shirley Temple em 2006 (Foto: Getty Images/Agência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.