GOVERNO MUNICIPAL LANÇA PROJETO ONDA LIMPA

Para garantir a limpeza da praia, o Governo Municipal, através da Secretaria de Turismo, criou o projeto Curta a Onda Limpa do Verão. Foram instalados materiais imitando pranchas de surf, com caixas de sacolas plásticas disponíveis ao público. O objetivo é chamar a atenção do frequentador da orla, para recolher seu próprio lixo e manter a praia sem resíduos de plástico, garrafas, embalagens e restos de comidas. São 15 unidades nas praias do Mar Grosso, Praia do Sol e Farol de Santa Marta.
O estudante Franklin de Souza, natural de Florianópolis, passa todos os verões em Laguna. Para ele a conscientização é necessária. “É preciso que as pessoas ajudem a conservar as praias. É facil pegar uma sacola, colocar o seu lixo e levar até a lixeira”, relata.
Todas as manhãs, a Secretaria de Obras realiza a coleta do lixo deixadas através do projeto. Os resíduos são encaminhados para o aterro sanitário. O Governo Municipal distribuíu lixeiras ao longo da orla.
Perigos para o meio ambiente
O lixo, quando descartado incorretamente, causa  inúmeros estragos ao meio ambiente, à saúde e à própria cidade. Contaminação do solo e da água, morte de animais nativos, bueiros entupidos, alagamenos e doenças podem ser causadas pelo descarte incorreto de resíduos. O lixo jogado nas praias pode acabar no mar, causando a contaminação da água. Em algumas partes do oceano, existem mais pedaços pequenos de plástico do que plâncton. O plástico se quebra em pedaços minúsculos com o tempo, e essas partículas podem ser encontradas na areia a até mesmo nos corpos da vida marinha. 
Tempo que demora certos materiais para decomposição
Papel - 2 a 4 semanas
Palito de Fósforo- 6 meses
Papel plastificado - 1 a 5 anos
Casca de banana ou laranja - 2 anos
Chiclete - 5 anos
Latas - 10 anos
Ponta de cigarro- 10 a 20 anos
Couro - 30 anos
Sacos plásticos - 30 a 40 anos
Cordas de nylon - 30 a 40 anos
Latas de alumínio - 80 a 100 anos
Tecido - 100 a 400 anos
Vidro- 4.000 anos
Pneus - indefinido
Garrafas plásticas - indefinido

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.