PREFEITO REIVINDICA ESTADUALIZAÇÃO DO PORTO DE LAGUNA

Há alguns meses o prefeito Everaldo dos Santos tem feito reuniões e projetos para realizar a estadualização do porto da cidade. Uma moção foi entregue ao governador Raimundo Colombo, em mãos, explicando a situação atual do terminal pesqueiro. 
Segundo o prefeito, o governador se mostrou interessado. “Ainda estamos estudando a situação, mas estou bem confiante em relação a isso. O Colombro ficou envolvido com a questão. Acredito que em breve teremos grandes novidades sobre a administração do porto”, ressalta.
Após entregar a moção à Colombo, o governador afirmou que solicitará audiência em Brasília com a presidente e com o Ministério dos Portos para pedir a estadualização do Porto de Laguna.
Vários empresários estão apoiando a iniciativa do governo municipal. Segundo o prefeito, os Sindicatos da Orla Portuária, o Sindicato dos Armadores da Pesca Industrial de Santa Catarina, o Clube dos Dirigentes Logistas (CDL) e Associação do Comércio e Indústria de Laguna (ACIL) têm feito reuniões e encontros com o anseio de contribuir na realização desse feito.
Benefícios
Everaldo acredita que a estadualização vai movimentar a cidade e trazer inúmeros benefícios aos pescadores e demais pessoas que trabalham diretamente e indiretamente com a pesca. "Seremos um ponto de referência para o sul do país. Com isso, economia, pesca e turismo tendem a melhorar e crescer", afirma. O setor pesqueiro movimenta 40% da economia no município de Laguna. Empresas de beneficiamento de pescado no bairro industrial de Cabeçudas, atuam com importação e exportação, utilizam o terminal. 
Entenda a situação
Através do Decreto-Lei nº 525, de 08/04/69, autorizou a constituição da sociedade mista destinada à exploração dos serviços do porto para a pesca industrial. Com a extinção da Portobras, a administração do Porto de Laguna foi vinculada à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), através de convênio firmado em 19 de novembro de 1990, sendo a Codesp uma empresa vinculada, à Secretaria Especial de Portos.  Em dezembro deste ano encerra o contrato da Companhia com o Governo Federal para administrar o terminal pesqueiro de Laguna. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.