PONTE DE LAGUNA OBRA ESTA EM FASE DE CONSTRUÇÃO DAS PISTAS ELEVADAS


 O consórcio Ponte de Laguna, formado pelas empresas Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase, tem concluídos 23 vãos de aduelas, para construção das pistas elevadas para travessia do Canal de Laranjeiras. As 322 estruturas pré-moldadas estão depositadas no canteiro central e na frente de obra em Cabeçuda. A produção das aduelas pré-moldadas iniciou no mês de abril passado.
Do pátio de trabalho no canteiro central no bairro Mato Alto, em Laguna, com utilização de dois pórticos-guindaste, com capacidade de carga de 60 toneladas cada, fazem o deslocamento das aduelas até as balsas através da via de rolamento que o leva até o píer, onde as balsas são posicionadas. A partir daí, a balsa se desloca com as aduelas pré-moldadas até o vão da ponte onde a mesma será içada pela treliça lançadeira. Na frente de obras na Cabeçuda, quatro vãos da futura ponte já foram construídos sobre os pilares e outros quatro vãos encontram-se com as aduelas pré-moldadas também concluídas aguardando o seu içamento.
Cada vão da ponte será constituído de 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,60 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,65 metros de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade de 3,60m pesa cerca de 90 toneladas. A construção das unidades é realizada sobre bases de concreto, em duas etapas, sendo a primeira a laje de fundo e a segunda as vigas e laje superior. Para execução das peças são utilizadas ferragens, formas e cimbramentos (estruturas de suporte provisórias) especiais, e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas em projeto. O objetivo do consórcio é manter estoque de, ao menos, 16 unidades para dar suporte logístico ao transporte e instalação das aduelas.
Nos pilares estaiados, o consórcio está alocando trabalhos para concretagem da travessa para elevação do mastro Sul, no apoio 36. Essa é a primeira de oito etapas para construção dos mastros. No apoio 35 (Norte), os trabalhos seguem na construção dos pilares. As aduelas serão acrescidas de abas laterais, para dar a largura de pistas, que variam de 24 a 26 metros. Ao todo, serão utilizadas 706 unidades de aduelas para construção das pistas da ponte sobre o Canal de Laranjeiras.
Instalação já começou em Cabeçuda
Além dos 23 vãos de aduelas já fabricados, o consórcio já concluiu a construção de 19 conjuntos de pilares, onde as aduelas estão sendo instaladas. Desde o início de setembro, o consócio realiza o içamento e instalação das aduelas, para construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. A estrutura está montada e opera sobre os vão Norte da ponte, na frente de obras de Cabeçuda.
O equipamento é novo, vindo de Portugal para Laguna, para ser utilizado exclusivamente nas obras da ponte. A estrutura de metal mede aproximadamente 131 metros de comprimento, com 12 metros de altura, contanto do tabuleiro (parte superior do pilar) e cerca de nove metros de largura, sendo o maior equipamento em operação no empreendimento. A treliça tem base fixa, atrelada aos pilares, e um guindaste móvel que desliza sobre a estrutura, içando as aduelas. A treliça-lançadeira tem capacidade de carga de 1260 toneladas, sendo capaz de erguer um vão com 14 aduelas – 48 metros de comprimento –, pesando cerca de 1211 toneladas. Trinta pessoas estão trabalhando na operação do equipamento e realização das atividades de construção civil envolvidas (colagem e tencionamento de cabos de aço das aduelas, etc.). Todos os profissionais das empresas integrantes do consórcio têm experiência em outros modelos de treliça-lançadeira, e receberam treinamento do fabricante para operar o modelo adquirido para construção da Ponte de Laguna.
Obra de grandes proporções 
A fabricação das aduelas e todo o aparato em torno da produção destas peças mostram as dimensões de construção da ponte para travessia de Cabeçuda e do Canal de Laranjeiras. Com 2830 metros de extensão entre as cabeceiras, serão aplicados 97 mil metros cúbicos de concreto usinado, quantidade capaz de completar o volume de 38,8 mil piscinas olímpicas. Seria possível encher 48,5 milhões de garrafas PET de dois litros para dar contar da demanda do concreto que será usado na construção de toda a ponte.
A quantidade de ferro a ser utilizada na fabricação dos pilares, aduelas e nos dois mastros do trecho estaiado será de 13 mil toneladas. Essa quantidade é equivalente ao peso de 13527 veículos Volkswagen Gol G6 ou ainda 12910 Fiat Palio modelo 2013. Até agora foram consumidos mais de 20 mil metros cúbicos de concreto usinado. Até agora já foram utilizados cerca de 25 mil metros cúbicos de concreto, ou 10 mil piscinas olímpicas. Isso corresponde a 37,12% de todo o concreto previsto para a obra;
Para que todo esse ferro e concreto tome forma, o consórcio Ponte de Laguna já contratou mais de 1,3 mil profissionais. Ao todo, 1600 funcionários vão atuar direta ou indiretamente na construção do empreendimento. A mão de obra está sendo contratada na região Sul catarinense, e, para suprir a demanda, o consórcio está recrutando trabalhadores em todo o país, principalmente na região Nordeste.
Grande obra, grandes cuidados – A construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna, é empreendimento rodoviário de grandes proporções. Toda a comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto precisam atentar para alguns itens de segurança. O mesmo é requerido dos pescadores, turistas e usuários da BR-101 Sul que trafegam entre o km 312 ao km 314.
Pescadores artesanais ou turistas que naveguem pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos por canoas, lanças ou jet-skis devem atentar a circulação das balsas de serviço, transportando peças, camisas metálicas, trabalhadores e combustível, navegando do Canteiro Central até a frente de obras em água. É preciso observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal de serviço foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte.
Pelo tamanho e velocidade, as embarcações maiores utilizadas na obra não podem realizar a manobra evasiva para desvio dos barcos de pesca que ingressarem na área de obras. Por isso, é pedido aos pescadores e demais pessoas que evitem a ancoragem no canal sinalizado destinado às balsas de transporte, bem como, evitem a pesca próximo das balsas-ilhas, onde há a movimentação de equipamentos, principalmente dos guindastes. Os motoristas e pedestres, por vez, devem atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção. A frente de trabalho está toda cercada por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam acessar à obra, se expondo a riscos desnecessários.
O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas que não parem para visualizar a obra nem para produção fotográfica entre o km 312 ao km 315, segmento de pista simples que fica no entorno da obra. Para a população lindeira é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. Há dois pontos para travessia de pedestres identificados que devem ser respeitados.
É proibida a entrada de pessoas não autorizadas dentro das frentes de serviços. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna.

Fonte: Comunicação/Dnit

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