Qualidade do Ar - Tubarão SC

Qualidade do ar

Tubarão pode estar entre as mais poluídas do Brasil

Nesta segunda-feira, uma comissão composta por vereadores apresentou um estudo. A meta é não deixar o assunto ‘morrer’ por aqui.
  O número de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Tubarão é maior que nas cidades de Brusque e Palhoça. Este dado foi apresentado nesta segunda-feira, pela Comissão Especial Sobre a Qualidade do Ar na câmara de vereadores de Tubarão, e atesta uma preocupação dos parlamentares: a poluição do ar.
De acordo com os padrões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os índices de poluentes em Tubarão estão aceitáveis. Mas, se forem considerados os níveis aprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estão fora do ideal.

Para o Conama, o padrão aceitável de emissão de material particulado pela média geométrica anual é de 80 microgramas por metro cúbico (MP10). A OMS admite 20. Em Tubarão, a média é de 41,61. Esta quantidade monitorada é informada pela Tractebel, em postos montados na Vila Moema e São Benardo. A média no município foi calculada pela medição feita em oito dias por mês.

No estudo, ficou constatado que a poluição do ar por MP10 é associada a problemas de saúde, principalmente nos sistemas respiratório e cardiovascular. Também foi averiguado que a taxa de mortalidade cresce 0,5% a cada vez que aumenta em 10 microgramas por metro cúbico de MP10.

Um estudo da OMS mostrou que o Rio de Janeiro (RJ) é a cidade mais poluída do Brasil, com 64 microgramas por metro cúbico de MP10. Em seguida, vem Cubatão (SP), com 48. Em terceiro, está Campinas (SP), com 39. De acordo com Rafael Marques, consultor da comissão, os números assustam, ainda mais que Tubarão poderia ocupar a terceira posição. Mas, para ter certeza disso, é necessário se analisar como foi feito o estudo por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.