A História de Santo Antônio

História de Santo Antônio

 

  Fernando, o nosso Santo Antônio

Fernando de Bulhões y Taveiro de Azevedo nasceu em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1195. Seu pai queria torná-lo cavaleiro, mas sua história seria escrita com a fé e amor ao próximo. Sua vontade em conhecer, estudar as escrituras sagradas desde cedo afloraram. Formou-se em Filosofia no Seminário da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho e cada vez mais aprofundava-se nos estudos, tornando-se sacerdote em 1219. Ainda lhe faltava algo.
Foi através da morte de seus amigos, os cinco jovens franciscanos que foram martirizados, que Fernando encontrou um novo objetivo de vida, tornando-se em 1221, um frade franciscano, mudando seu nome para Frei Antônio de Lisboa.
Decidiu o agora Antônio deslocar-se a Marrocos para evangelizar, pregar a palavra sagrada. O destino negou esse desejo. Acometido por uma grave doença, seus Superiores da Ordem, resolveram repatriá-lo. No retorno, um evento climático arrastou o barco para as costas da Itália, onde Antônio se destacaria como grande teólogo e grande pregador. Nobreza, população carente, bispos, a estrutura do Clero. Todos queriam ouvir aquele estudioso da Bíblia. A profundidade dos textos doutrinários de Antônio fez com que  o papa Pio XII o declarasse doutor da Igreja.
Morreu aos 36 anos, na manhã do dia 13 de junho. Márcio José Rodrigues escreve em seu livro A Confraria: “...Morreu serenamente a treze de junho, sexta-feira, de 1231, entoando um hino à Virgem Maria. Finalmente, fixando um ponto no espaço, pronunciou: Vejo meu Senhor!
Misteriosamente, naquele momento, as crianças em Pádua, saíram às ruas, gritando em coro que o Santo Antônio morreu.”


Foi canonizado em 30 de maio de 1232. Tamanha a quantidade de milagres atribuídos a ele. Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil. Também é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos. Para nós, o nosso Santo Antônio dos Anjos, é muito mais, é exemplo de amor, carinho e dedicação a todos. Sentimentos que renovam a nossa fé, ao santo padroeiro Antônio.
Rodrigo Bento

**** Fonte: http://www.festadesantoantonio2011.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participaçao e leitura, ficamos gratos.